Descrição
COGNAC COURVOISIER V.S.O.P.
Originalmente estabelecida em Paris, no subúrbio francês de Bercy em 1809, Emmanuel Courvoisier abriu uma empresa de vinhos e bebidas destiladas juntamente com Louis Gallois, então prefeito de Bercy. O objetivo dos dois era atuar como negociantes dos melhores conhaques da França. Por fim, os dois decidiram que a única maneira de garantir o melhor conhaque era se mudar para a região de Cognac e se tornarem produtores.
O Cognac de Napoleão
Napoleão Bonaparte visitou Bercy em 1811, conforme documentado em uma pintura histórica de Etienne Bouhot e mais tarde foi creditado por dizer que queria que suas companhias de artilharia tivessem uma ração de conhaque durante as Guerras Napoleônicas . Diz a lenda que Napoleão I mais tarde levou vários barris de conhaque com ele para Santa Helena, um presente muito apreciado pelos oficiais ingleses a bordo, que o chamaram de “o conhaque de Napoleão”. Em 1869, o herdeiro de Napoleão Bonaparte, Napoleão III, solicitou pessoalmente Courvoisier e concedeu o título honroso de “Fornecedor Oficial da Corte Imperial”, que ainda é exibido no museu Courvoisier em Jarnac.
Características
De acordo com a lei francesa, para receber a denominação Cognac V.S.O.P. (iniciais de “Very Superior Old Pale“), o brandy deve ser produzido na comuna francesa de Cognac, a partir de vinhos de variedades específicas de uvas (98% dos Cognacs utilizam a uva Uni Blanc), ser duplamente destilado com uma graduação alcoólica máxima de 72%ABV e envelhecido por no mínimo 4 anos em barris de carvalho francês.
O Cognac Courvoisier VSOP é elaborado à partir de uvas de vinhedos localizados nas melhores áreas de Cognac: Grande e Petit Champagnes, além da parcela de Fins Bois, responsável por notas florais e frutadas.
Notas de prova
Este Cognac habilmente trabalhado é uma mistura de vários crus com um equilíbrio perfeito entre Fins Bois, Grande e Petite Champagnes no auge de seu potencial aromático. Pêssego: quando o conhaque é destilado e envelhecido, começa a evocar o aroma suave e delicioso de pêssego maduro. Amêndoas torradas: após vários anos em barricas de carvalho francês, a bebida desenvolve notas de nozes, além de um sabor doce e caramelizado semelhante ao de amêndoas torradas. Jasmim: a destilação feita nas borras é um processo complexo e meticuloso, responsável por notas frutadas e almiscaradas, evocando o aroma de jasmim.
País de origem – França
Região – Cognac
Classificação – Brandy
Idade – NAS (No Age Statement) média de 6 anos
Graduação alcoólica – 40% abv
Litragem – 700ml
Avaliações
Não há avaliações ainda.